sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ONE DEGREE LESS

O Green Building Council Brasil (http://www.gbcbrasil.org.br/) criou um programa chamado One Degree Less.

O objetivo é diminuir a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos em 1ºC com duas soluções: coberturas refletivas e tetos verdes.

Com a simples atividade de pintar com tinta refletiva o topo de uma edificação é possível conseguir, em um dia de verão, uma diminuição em até 30 graus a temperatura da superfície do teto. Dados da Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, mostram que os revestimentos brancos são capazes de refletir entre 70 e 80% de energia do sol, reduzindo o gasto com ar condicionado em 20%.

A segunda solução, a implementação de um teto verde, significa fazer um jardim na cobertura dos prédios. Essa é uma solução mais sofisticada, porém com grandes resultados. Além de importantes benefícios para a edificação, traz um grande impacto para cidade. Uma simulação da Environmental Protection Agency (EPA), mostra que aumentar em 5% a extensão de áreas verdes na cidade de Los Angeles permitiria baixar a temperatura no verão em cerca de 4 graus e reduzir a poluição em 10%.



Mais informações http://www.onedegreeless.org/




One Degree Less - Correções - 60" inglês from One Degree Less on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário